domingo, 22 de maio de 2011

Um poquinho de Salvador Dali....e a mecânica quântica

Essa postagem traz um pouco do que foi o nosso seminário sobre a obra de Salvador Dalí em sua fase denominada Misticismo-Nuclear, com referências claras a temas científicos e religiosos. Aqui faremos uma relação entre a obra de Dalí A Desmaterialização do Nariz de Nero e a Mecânica Quântica. O material utilizado no seminário foi retirado de: COSTA, R.R.D. da, NASCIMENTO, R.S. do, GERMANO, M.G. 2007. “Salvador Dalí e a mecânica quântica”, in: Física na Escola, v.8, n.2 (disponível em http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol8/Num2/v08n02a06.pdf).


Figura: A Desmaterialização do Nariz de Nero. Salvador Dalí, 1947. Óleo sobre tela,76,4×46 cm. Fundação Gala-SalvadorDalí, Figueras.


Na visão de Dalí, a romã representa o universo atômico, ou seja, o próprio átomo. As sementes são vistas nessa representação como elétrons em constante movimento dentro do átomo. (...) A estrutura de concreto que envolve a romã representando o domínio do átomo pela humanidade, fato demonstrado pela construção e utilização da bomba nuclear. Sobre esta estrutura, um busto de Nero encontra-se dividido em quatro partes e sobre ele um arco, todos suspensos no ar, representando as forças atômicas que mantêm o equilíbrio entre seus constituintes e a desintegração da realidade física em vários componentes.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário